Instituto Pensar - Covid-19: Brasil lidera novas infecções no mundo pelo 2º dia, aponta OMS

Covid-19: Brasil lidera novas infecções no mundo pelo 2º dia, aponta OMS

por: Nathalia Bignon 


Sepultamento em área reservada a vítimas da covid-19 no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, 5 de janeiro de 2021 (Foto: AFP)

Dados de novas infecções compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o Brasil lidera, em números absolutos, o avanço da Covid-19 no mundo pelo segundo dia consecutivo, à frente inclusive dos Estados Unidos, que encabeçavam a lista nas últimas semanas.

De acordo com a instituição, os 71.704 novos casos da Covid-19 identificados entre os brasileiros superaram as 65.320 notificações norte-americanas. Os Estados Unidos seguem, contudo, à frente no número de novas mortes: 1.942 contra as 1.910 do Brasil.

Leia tambémCovid-19: Secretários de Saúde pedem toque de recolher nacional e fechamento de aeroportos

Após registrar recorde de mortes pelo coronavírus, o Brasil confirmou na quinta-feira (4) o segundo maior número diário de óbitos pela doença desde o início da pandemia: 1.699, de acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com isso, o número de vítimas acumuladas pelo país chega a 260.970.

Quase 11 milhões de casos de Covid-19

Ainda segundo o Conselho, o Brasil registrou 75.102 novos casos nas últimas 24 horas (são números distintos dos últimos registros da OMS) e totaliza 10.793.732 contágios.

Enquanto isso, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) recebe cobranças de diversas frentes. Procuradores da República de 24 Estados e do Distrito Federal elaboraram uma recomendação para que o Ministério da Saúde adote com urgência medidas para conter a transmissão do coronavírus.

O documento foi enviado ao procurador-geral da República, Augusto, Aras para que seja encaminhado à pasta. Além disso, governadores de 14 Estados escrevera uma carta aberta ao presidente, pedindo esforço para acelerar a aquisição de vacinas.

Com informações do El País



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: